Agora, as redes sociais são um instrumento de vendas fundamental. Facebook e LinkedIn são as principais redes sociais em Portugal. Agora, entre o público jovem Instagram se esta posicionando de forma muito forte. Youtube sobretudo funciona como canal de apresentação de productos.
Agora em Portugal o rei das redes sociais é Facebook.
Em Portugal, as redes sociais e sobretudo o Facebook se tem convertido em instrumentos muito importante para pequenos empreendedores que começam a desenvolver os seus projectos com muito pouco orçamento. E do meu ponto de vista isto é uma estratégia correcta. Possivelmente, as grandes empresas pudessem aprender muito de estes pequenos empreendedores porque muitas vezes o seu trabalho é muito bom.
Portugal é dominado por Facebook, ou melhor Europa Occidental esta orientada muito para esta rede social. Bom Facebook é mais complexo do que pode pensar. Ele muda as sua politicas de gestão, e ao contrario de Google muitas vezes não as publicita, senão que unicamente vemos mudanças e não sabemos o porque ou o motivo.
Os pequenos empreendedores tentam não ter consumidores senão fans do seus produtos e assim que esta promoção se possa fazer viral. Para isso temos de criar conteúdos, acerca duma marca ou de nos próprios.
Quando estamos a trabalhar redes sociais o que estamos a centrar-nos em criar conteúdo que atrai a atenção e devemos incentivar aos leitores a compartilhá-lo através de suas redes sociais. Se conteúdo é atraente para o lector este pode a compartir nas suas redes sociais com o que a mensagem se pode expandir de forma viral. Essa capacidade viral é o que a característica maravilhosa das redes sociais, a sua capacidade viral.
Cuide das suas redes sociais, porque isso é muito importante. Elas são o passado boca-a-boca. A sua potencia é brutal, garanto. Mas não tudo é bom nas redes sociais. Existem problemas relativamente as redes sociais, que são o tempo necessário e o gestão das crises.
As redes sociais ocupam muito tempo
Inevitável quando se trabalha com redes sociais é o consumo de tempo. Podemos passar um dia de trabalho em promocionar nossas redes sociais. Actualmente existem profissionais do community management unicamente dedicados à promoção das marcas nas redes sociais, e existem porque trabalhar redes sociais implica um gasto de tempo brutal e por vezes se faz profundamente aborrecido.
A gestão de crises em redes sociais
Trabalhar com redes sociais é um bocado como trabalhar com dinamite numa pedreira. Temos de trabalhar muito bem e com muito cuidado porque as redes sociais são as coisas muito instáveis para uma pessoal que vende sobretudo ao público.
Qualquer cliente com o que as coisas podem ter corrido mal, e que utilize as redes sociais para se vingar podem fazer muito mal. E acredite, isso vai a acontecer, vão a existir crises quando uma empresa trabalha com redes social.
Agora que falei das coisas erradas das redes sociais, necessitamos das redes sociais, e necessitamos mesmo utilizar todo o potencial das redes sociais, nos possam dar. Se trabalha com bens de temporada ou de tendência, então o utiliza redes sociais ou não vai a existir. Uma loja local de roupa, um restaurante, um local nocturno, uma fábrica de móveis ou objectos de decoração. Necessita estar em redes sociais., sim ou sim.
Reconheço que é dos items de vendas aquele que menos domino apesar de ter ferramentas profissionais para gerir as redes sociais dos meus projectos, assim como anúncios e lojas nas próprias redes sociais.