Alguns dos meus maiores sucessos foi por meio de campanhas de envio de faxes. O envio de faxes a potenciais clientes é uma técnica que funcionava, sobretudo antes da utilização massiva do email como meio de comunicação entre empresas e entre empresas e clientes.
Se existe algo bom do envio de faxes é que temos a certeza de que pelo menos o fax poderá ser lido. O problema reside sobretudo na questão de que grande parte dos nossos clientes já não tem fax. Algumas empresas continuam a ter faxes apenas por necessidades legais, o que reduz muito as nossas campanhas. Necessitamos duma lista de faxesatualizada que normalmente podemos conseguir em listas telefónicas como as páginas amarelas. Esta pode ser uma tarefa extremamente tediosa.
Assim,precisamos de enviar os faxes e para isso podemos ter uma linha telefónica clássica (cada vez mais raro) ou podemos contratar os serviços de alguns serviços de envio de faxes. Atualmente escolhi a segunda solução e tenho contratado um serviço de envio de faxes por paquetes.
Normalmente não faço grandes campanhas por envio de faxes, mas posso fazer pequenas campanhas muito personalizadas, para clientes antigos.
O grau de eficácia é alto, mas o público alvo é sempre muito reduzido e sempre limitado a empresas e nunca a particulares.