Navigation
  • PROJECTOS
    • AUTO
    • IMOBILIÁRIO
    • SECTOR SOCIAL
  • TRABALHO
    • VENDAS (FERRAMENTAS)
      • E-commerce
      • Campanhas em Redes Sociais
      • EBAY Portugal
      • Flyers
      • E-Mailing
      • Loja no Facebook
      • Faxing
      • Envio de SMS
    • BAIXO CUSTO
    • TECNOLOGIA
  • SOBRE MIN
You are here: Home / FLYERS

FLYERS

Os folhetos são uma das maneiras mais baratas e mais eficazes para promover uma empresa ou um serviço, mas só funcionam se atingirem o público certo e da forma certa.

Esta técnica funciona. Possivelmente é das técnicas massivas de publicidade que mais resultados têm e sobretudo em Portugal onde apesar de tudo não existe tanta massificação desta técnica. Sim, o que afirmei na frase anterior é correcto. Acredite, em Portugal esta técnica ainda não esta massificada, quando comparada com outros países.

A massificação é consequência de algo que ainda funciona, e onde as empresas com muita capacidade financeira investem de forma brutal, como por exemplo as empresas de distribuição ou grandes supermercados.

Quando recebemos panfletos na caixa de correio temos tendência para ver o que é, e temos segundos para decidir se vai para o lixo, se lemos ou se conservamos.

Isto funciona sobretudo para divulgar negócios locais e sobretudo se queremos desenvolver alguma campanha especial, por exemplo, no Natal, no dia dos Namorados, etc.

Eu gosto de panfletos com alguma informação. Um panfleto deverá dizer o que se faz, quem o faz, como se faz e um preço indicativo ou tabela de preços. Um panfleto deve ter um contacto e deve ter uma página web.

Os folhetos são uma das maneiras mais baratas e mais eficazes para promover uma empresa ou serviço. Aqui estão algumas dicas que eu normalmente faço para mim.

 

Primeiro refinar

Antes de avançar com uma grande campanha faço duas ou mais campanhas com dois panfletos diferentes em duas zonas diferentes, e depois espero o feedback dos potenciais clientes. Os clientes vão dizer o tipo de campanha que é mais eficaz. No final desta fase temos um panfleto definido e um tipo de cliente para este tipo de panfleto.

 

Local para distribuir o panfleto

O método escolhido para ter os seus panfletos nas mãos das pessoas vai depender do seu orçamento, dos serviços ou produto que pretende promover e do que espera obter. É melhor experimentar vários até encontrar o que funciona melhor para você.

Uma das maneiras mais simples é colocar os seus panfletos num lugar que você sabe que os seus clientes vêem muitas vezes, e se você poder juntar-se a uma outra companhia para promover os seus produtos ou serviços em conjunto, muito melhor.

Distribuir panfletos na rua é perfeito se você quiser anunciar algo que fica nas proximidades. Neste caso, o tempo e o lugar são muito importantes. Se você estiver a oferecer serviços de restauração, você tem que alcançar as pessoas que vão trabalhar e convidá-los para ir almoçar ao seu local. Se você estiver a oferecer um serviço de negócios, é melhor que você coloque panfletos perto de um lugar que concentre escritórios, durante a semana.

DSC_0137-Optimized

Seja qual for o método escolhido, sempre haverá algumas coisas a ter em mente para tirar o máximo de proveito dos seus panfletos.

Possivelmente irá precisar duma empresa para poder distribuir os seus panfletos. Nesse caso certifique-se de que essa empresa reúne as melhores condições possíveis nomeadamente que os distribuidores tem bom aspecto (no caso da distribuição na rua), e que realmente cumprem com as condições relativamente às zonas de distribuição (ou no caso de distribuição nas caixas postais). Não seria do todo errado que criasse algum sistema de controlo, quer seja presencial ou quer seja verificando à posteriori que nas caixas de correio existe realmente a sua publicidade

Informe-se acerca do enquadramento legal sobre a distribuição de panfletos. Em Portugal corresponde sobretudo à distribuição em caixas de correio, assim como ao acesso a propriedade privada.

Não desanime com os comentários negativos acerca da sua divulgação por meio de panfletos. Existem sempre pessoas que não gostam da publicidade e por vezes contactam unicamente para insultar (sim acontece e deve estar preparado para isso). Outros dirão que “está mal escrito”, “que está pouco claro”….

Unicamente deve analisar se esta metodologia funciona para si e se cumpre a lei relativamente à distribuição de panfletos.

 

Preços praticados em Portugal

O problema dos panfletos é o preço. O problema não é que seja propriamente caro, por exemplo para um grande supermercado, mas será caro para um negócio local, isto porque o grande volume do grande supermercado faz com que tenham vantagem.

Consideremos o caso dum negócio local:

Design + impressão de 10.000 panfletos (1 cor) = 300 a 500 euros (em orçamentos baratos).

Distribuição de panfletos

10.000 panfletos = 100 euros (empresas de distribuição de panfletos)

Neste cenário o contacto por pessoa saí a 0.05 euros. Deve estimar 5% de contactos e 0.05% de clientes (que vão comprar o seu serviço ou produto). Esta taxa de conversão depende também do tipo de serviço ou produto que vende mas estime-a em 0,05%. Isto significa que cada cliente vai-lhe custar 10 euros.

Em resumo esta metodologia funciona com negócios locais ou com produtos de custo elevado e de uso massivo mas que tenham um valor importante.

Utilizo esta metodologia na maioria dos meus projectos porque normalmente vendo produtos com algum valor, onde o custo por cliente apesar de ser alto, compensa. Normalmente, não faço diretamente para os clientes, a não ser para os meus projectos pessoais.

Save

Copyright © 2022 · Foodie Child Theme by Shay Bocks · Built on the Genesis Framework · Powered by WordPress