Empreendedorismo Social em Portugal: Uma Análise Abrangente

O documento “Empreendedorismo Social em Portugal” oferece uma visão abrangente sobre o empreendedorismo social, um conceito que tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea. O empreendedorismo social é caracterizado como um processo de inovação social que visa atingir resultados com impacto social e promover uma transformação sistêmica. Este processo envolve a criação de novos serviços e melhorias na qualidade, ancorados numa missão social e resultantes de uma combinação inovadora de novos formatos e dinâmicas organizacionais.

Os empreendedores sociais são vistos como inovadores sociais e agentes de mudança que, através de processos novos e sustentáveis, engendram alterações profundas nos sistemas onde intervêm. Eles diferenciam-se por ter a capacidade de oferecer novos serviços e de melhor qualidade, ancorados numa missão social, resultado de uma combinação inovadora de novos formatos e dinâmicas organizacionais.

A inovação social é compreendida como um processo de transformação dos padrões de resposta às necessidades sociais, implicando uma rutura com as normas e os valores instituídos, bem como com a estrutura de distribuição de poder e recursos. As iniciativas estão vocacionadas para a promoção intencional de resultados e impactos sociais, ao responderem a necessidades humanas não satisfeitas pela ação do Estado e/ou do Mercado. Além disso, têm um enfoque primordial na inclusão social, através da capacitação dos indivíduos e da revitalização das comunidades.

O empreendedorismo social, portanto, é um processo que envolve a criação de novos serviços e melhorias na qualidade, ancorados numa missão social e resultantes de uma combinação inovadora de novos formatos e dinâmicas organizacionais. Este processo é caracterizado por modelos de intervenção e modelos de gestão que representam os processos de inovação social e de inovação organizacional, respectivamente.

A inovação social, enquanto processo, remete para um modelo de intervenção que adere ao princípio do trabalhar com as pessoas e que implica uma preparação prévia e cuidada de todo o conjunto de atividades que implicarão a mobilização da capacidade de agência dos indivíduos, traduzida em termos da sua participação nas diferentes etapas da ação, ou seja, no diagnóstico, implementação, monitorização e avaliação.

A inovação social como produto remete para o valor social criado. O conceito de valor social refere-se ao resultado de um conjunto de respostas e efeitos de atividades, produtos ou serviços que beneficiam e são valorizados por pessoas cujas necessidades não estão a ser supridas por outros atores, nomeadamente pelo Estado e pelo Mercado. O resultado tem valor social na medida em que é benéfico porque é valorizado por quem nele participa e contribui para o desenvolvimento sustentável do território.

Em resumo, o empreendedorismo social é um processo de inovação que visa atender necessidades sociais não atendidas, promovendo a inclusão social e a transformação sistêmica. Ele se caracteriza pela criação de novos serviços e melhorias na qualidade, ancorados numa missão social e resultantes de uma combinação inovadora de novos formatos e dinâmicas organizacionais.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top