Líderes Transformando o Mundo: Perfis de Empreendedores Sociais

  1. Muhammad Yunus: Yunus é um economista de Bangladesh que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006 por suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social. Ele é o fundador do Grameen Bank, uma instituição microfinanceira que oferece pequenos empréstimos a pessoas pobres sem a necessidade de garantias. Através deste trabalho, Yunus revolucionou o setor bancário, provando que os pobres são um grupo digno de crédito. Além disso, ele tem trabalhado em uma série de empreendimentos sociais que visam resolver problemas em setores como energia, saúde e educação.
  2. Bill Drayton: Drayton é o fundador da Ashoka, uma organização global que apoia empreendedores sociais com soluções inovadoras para os problemas sociais. Como um pioneiro no campo do empreendedorismo social, Drayton cunhou o termo “empreendedor social” e estabeleceu a ideia de que a mudança é possível através da inovação social. Ele acredita que todos têm o potencial de serem agentes de mudança e tem trabalhado para cultivar uma sociedade de cidadãos empreendedores.

  3. Jacqueline Novogratz: Novogratz é a fundadora da Acumen, uma organização sem fins lucrativos que levanta capital filantrópico para investir em empresas, líderes e ideias que estão mudando a maneira como o mundo lida com a pobreza. Antes de fundar a Acumen, Novogratz teve uma carreira bem-sucedida em bancos internacionais e foi fundadora e diretora do Philanthropy Workshop e do Next Generation Leadership program no Rockefeller Foundation. Ela é autora de “O Manifesto Azul: Aguentar o Incômodo, Escutar o Coração, e Construir o Que está Quebrado”.

  4. Blake Mycoskie: Mycoskie é o fundador da TOMS Shoes, uma empresa que adota um modelo de “compre um, doe um”. Por cada par de sapatos vendido, a TOMS doa um par a uma criança necessitada. Mycoskie começou a TOMS depois de uma viagem à Argentina, onde ele se deparou com a extrema pobreza e as doenças relacionadas à falta de calçados. Desde então, a TOMS tem doado milhões de pares de sapatos, e também se expandiu para incluir outros produtos e serviços.

  5. Veronica D’Souza: D’Souza é co-fundadora da Ruby Cup, uma empresa social que produz copos menstruais reutilizáveis. Por cada copo vendido, a empresa doa um a uma menina ou mulher que não tem acesso a produtos de higiene menstrual. A Ruby Cup foi fundada com o objetivo de combater a pobreza menstrual, que é uma barreira significativa para a educação e oportunidades para meninas e mulheres em muitas partes do mundo.

  6. Nick Grono: Grono é o CEO da Freedom Fund, uma organização líder no combate à escravidão moderna e ao tráfico humano. Antes de assumir o cargo na Freedom Fund, Grono foi o CEO da Walk Free Foundation e o Vice-Presidente da International Crisis Group. Ele tem trabalhado incansavelmente para chamar a atenção para a questão da escravidão moderna e para mobilizar os recursos necessários para combatê-la.

  7. Scott Harrison: Harrison é o fundador da Charity: Water, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para fornecer água potável a pessoas em países em desenvolvimento. Antes de fundar a Charity: Water, Harrison era um promotor de clubes noturnos em Nova York. No entanto, uma viagem ao Libéria o inspirou a dedicar sua vida a ajudar os outros. Desde então, a Charity: Water arrecadou mais de $200 milhões e financiou mais de 24.000 projetos de água em 24 países.

  8. Leila Janah: Janah era a fundadora da Samasource e da LXMI, duas empresas sociais que visam combater a pobreza global. A Samasource é uma empresa de terceirização de impacto social que conecta pessoas pobres a trabalhos digitais. A LXMI é uma marca de cuidados com a pele que oferece produtos de alta qualidade feitos com ingredientes naturais e emprega mulheres em situação de pobreza para produzir seus produtos.

  9. Wendy Kopp: Kopp é a fundadora da Teach for America e da Teach for All, duas organizações que visam melhorar a educação para todos os alunos, independentemente do seu contexto socioeconômico. A Teach for America recruta graduados universitários de alto desempenho para ensinar em escolas de baixa renda nos Estados Unidos, enquanto a Teach for All é uma rede global de organizações parceiras que implementam o mesmo modelo em outros países.

  10. Tony Meloto: Meloto é o fundador da Gawad Kalinga, uma organização filipina que visa acabar com a pobreza para 5 milhões de famílias até 2024. A Gawad Kalinga, que significa “dar cuidado” em filipino, trabalha para construir comunidades sustentáveis e inclusivas onde as pessoas têm acesso a moradias decentes, alimentação, saúde, educação e meios de subsistência

  11. Rebecca Onie: Co-fundadora da Health Leads, uma organização sem fins lucrativos baseada nos EUA que aborda as causas sociais da doença, permitindo que os médicos “prescrevam” alimentos, aquecimento, e outros recursos básicos junto com medicamentos. O modelo da Health Leads visa reimaginar a assistência médica para incluir os determinantes sociais da saúde.

  12. Paul Rice: Fundador e CEO da Fair Trade USA, a principal certificadora de comércio justo nos Estados Unidos. A Fair Trade USA trabalha com fazendeiros e trabalhadores em desenvolvimento para ajudá-los a ganhar preços justos para seus produtos, a promover práticas sustentáveis e a fortalecer suas comunidades.

  13. Bunker Roy: Fundador do Barefoot College, uma organização sem fins lucrativos baseada na Índia que se concentra no treinamento de mulheres de áreas rurais em uma variedade de profissões, desde engenheiros solares a dentistas, a fim de promover o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade nessas comunidades.

  14. Victoria Hale: Farmacêutica que fundou a Medicines360 e OneWorld Health, duas organizações sem fins lucrativos focadas em desenvolver medicamentos acessíveis para doenças negligenciadas que afetam principalmente as populações pobres do mundo. Hale tem sido pioneira na aplicação do modelo sem fins lucrativos à indústria farmacêutica.

  15. David Green: Co-fundador da Aurolab, parte da Aravind Eye Care System na Índia. A Aurolab produz lentes intraoculares, suturas oftálmicas, produtos farmacêuticos e instrumentos oftálmicos a preços acessíveis para o mercado em desenvolvimento, ajudando a tornar a cirurgia de catarata acessível e disponível para os pobres.

  16. Martin Burt: Fundador e CEO da Fundación Paraguaya, uma organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo e a educação econômica. Burt também é o desenvolvedor do modelo de auto-suficiência de fazendas agrícolas escolares, uma metodologia inovadora que integra a aprendizagem acadêmica tradicional com a educação prática e empreendedora.

  17. Andreas Heinecke: Fundador do Dialogue in the Dark, uma exposição social e um programa educacional que promovem a inclusão e a compreensão das pessoas cegas ou com deficiência visual. Os visitantes do Dialogue in the Dark passam por uma série de situações cotidianas em completa escuridão, guiados por guias cegos.

  18. J.B. Schramm: Fundador da College Summit, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a taxa de matrícula na faculdade entre estudantes de baixa renda nos EUA. A College Summit desenvolveu um programa inovador que utiliza a influência dos colegas para incentivar os estudantes a irem para a faculdade.

  19. Karl-Henrik Robèrt: Fundador da The Natural Step, uma organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade no setor empresarial e em outros setores. Robèrt desenvolveu o “Framework da The Natural Step”, uma metodologia estratégica baseada em princípios científicos para o desenvolvimento sustentável.

  20. Tristram Stuart: Fundador da Feedback e Toast Ale, duas iniciativas que visam combater o desperdício de alimentos. A Feedback mobiliza ação contra o desperdício de alimentos em todos os níveis da cadeia alimentar, enquanto a Toast Ale fabrica cerveja a partir de pão de sanduíche fresco, mas não vendido.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top