SEO LOCAL

Imagine que necessita dum serviço local e sobretudo que necessita com alguma urgência. O típico exemplo é “perder as chaves”. Tem o seu telemóvel, vai ao Google e coloca serralheiro + Lisboa (exemplo). Quando necessitar de um serviço urgente vai procurar o mesmo, possivelmente num telemóvel, e vai contactar com o serviço que aparecer nas primeiras posições dos resultados. Isto é SEO Local.

O objectivo final perfeito deve ser aparecer na primeira página, no resultado de procura no Google, como um resultado orgânico e no “mapa de alfinete”. Também devemos procurar o melhor posicionamento nas procuras pelos telemóveis, porque “ o mapa de alfinete” aparece em primeiro lugar nos resultados do telemóvel.

O SEO local funciona muito bem para negócios locais como serralheiros, restaurantes, funerárias, picheleiros, eletricistas ou reparação de electrodomésticos, mas aviso que o SEO Local está cheio de truques. Normalmente incorporo-o como um serviço standard para os clientes.

Falava de truques. Vou contar alguns mas existem muitos mais e sobretudo está previsto que o Google modifique a sua política de Google Bussiness em que o leque de serviços que agora são gratuitos venha em breve a ser pago.

Resltados no Google.PT Restaurante + Lisboa
Resltados no Google.PT Restaurante + Lisboa

Vamos ver como se faz o SEO local.

Incluir o Nome da Cidade no site

As pessoas quando procuram este tipo de serviço normalmente colocam na pesquisa Serviço + Cidade, pelo que a cidade deve estar em destaque no site.

Aconselha-se que incluía o nome da Cidade:

  • No título meta tag, que é um dos lugares mais importantes inclua informações sobre a cidade. O seu negócio pode aparecer no ranking do local, apenas por isso.
  • Na descrição meta tag: Incluir informações sobre cidade / província pode aumentar significativamente a percentagem de cliques para resultados de pesquisa locais. Tanto as meta tag e a descrição da meta tag foram mais importantes do que é agora. Isto digo por experiência, e por vários ensaios. Ao contrário da URL que cada vez é mais importante.
  • Em H1 heading: Em qualquer cabeçalho que você tenha na página, é importante incluir informações sobre cidade / província.
  • No URL: Crie uma página no seu site que inclua informações sobre a cidade / província no URL.
  • No conteúdo: Claramente, é importante incluir informações sobre a cidade / província no seu conteúdo, e se puder, inclua o Serviço e a Cidade no mesmo parágrafo.
  • A descrição das (Alt Tab) imagens: A maioria das empresas locais não usa o texto alternativo nas imagens. Certifique-se de que você tem um texto alternativo em todas as suas imagens, e inclua também informações sobre a cidade / província no seu texto alternativo

 

Otimize a sua página no Google My Business

O Google Business é a plataforma para controlar todo o negócio local a partir de uma única ferramenta, integrando plenamente o Google Places e Google página Empresa Plus (Local). O Google Business é uma ferramenta neste momento gratuita mas acho que será por relativamente pouco tempo.

Se não está registado como uma empresa no Google Business este é um bom momento para fazê-lo, pois não é algo extremadamente complexo. Tenha sempre em conta que necessitará de ter uma conta no Google +.

Deverá preencher os dados solicitados e colocar uma imagem atractiva (tamanho 1000 x1000 pixels) e uma para o perfil (250 x 250 pixels). É muito importante preencher as categorias de secção que incluí um mínimo de três.

Se você tem um negócio que pode inserir ou modificar a informação, adicionar fotos e até mesmo compartilhar a sua página do Google, tudo a partir do Google Business com a conveniência de fazê-lo num lugar, aproveite. Além disso, você verá todos os comentários que o seu negócio tem na Rede do Google, e responder aos comentários dos usuários.

Finalmente, se a sua empresa tem vários locais, deve registar-se em cada um deles, com a criação de uma conta no Google My Business por localização.

  1. Obter opiniões / comentários

Os comentários são uma parte crítica do SEO local. Se queremos estar entre as primeiras posições do “mapa de alfinetes”, um dos factores a ter mais em conta são as revisões com uma boa classificação (4 ou 5 estrelas). Mas atenção ter 5 estrelas não significa estar em primeiro lugar. Ter classificação boa é importante para estar nos primeiros lugares mas não é o único factor.

Também é importante ter muitos comentários bons para aumentar a taxa de conversão vista pelos clientes e, agora que o Google exibe comentários num único menu drop-down, os usuários irão ler os seus comentários antes de ver qualquer outra informação sobre o seu negócio.

Uma boa ideia é adicionar logotipos ou botões no seu site com um link direto para a revisão da página da empresa no Google+ junto com instruções simples para deixar um comentário. Pode solicitar os comentários por e-mail ou newsletter, incluindo o link.

Concentre-se em 10 avaliações. Se os usuários deixarem um comentário, é importante que você responda. Se o comentário for negativo, é mais um motivo para responder, pois o seu objectivo é mudar a opinião dele e deixe por escrito num outro comentário.

Sempre, sempre, sempre responda de forma sensata aos comentários negativos, que em alguns casos podem ser a sua concorrência.

Não cometa o erro de tentar comprar comentários através de sites que oferecem estes serviços na Internet sobretudo se são em inglês. O Google castiga este tipo de comportamentos, e o Google sabe isso porque cruza dados dos comentários, assim como de outros materiais. Se fez isso, possivelmente vai sofrer uma penalização automática não aparecendo nos primeiros lugares ainda que faça outras acções de SEO local.

  1. Incluir um mapa do Google incorporado

Inclua um mapa do Google incorporado no seu site, mas certifique-se de fazê-lo corretamente. Não só coloque um mapa mostrando o seu endereço, mas incorpore também no mapa o “pin” da sua localização, ou seja, incluindo a sua página de negócios Google+ (Local).

  1. Registe-se em directórios de empresas locais

O Google espera encontrar as informações de empresas locais em determinados sites, por isso se não está registado nesses directórios de empresas locais, as informações sobre os seus dados é incorrecta, o que pode afectar negativamente o modo como a sua empresa está posicionada. Muito importante é que apareça sempre exactamente os mesmos dados, inclusive colocar nos mesmos o link do Google +.

O Google está a apostar fortemente no Google Business, onde actualmente os serviços são gratuitos mas não o será por muito tempo. O Google está a desenvolver uma lógica de serviços premium para as empresas poderem-se posicionar melhor localmente. Neste momento, em que os serviços do Google Business são gratuitos, e que ainda é relativamente fácil posicionar-se, faz muito bem em apostar em aparecer nas pesquisas locais do Google.

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