POSICIONAMENTO WEB

A regra é simples. Se a palavra pela qual os seus potenciais clientes procuraram os seus serviços não aparece nos três primeiros lugares na procura do Google, não tem sucesso, e se não aparece na primeira página então não existe.

Todas os trabalhos de SEO que fiz foram para posicionar projetos meus desde o motor de busca GOOGLE.PT e pela minha experiência posso dizer que nenhum resultado está garantido e isso deve-se a vários fatores.

Em primeiro lugar, porque a internet portuguesa está ligada ao sector público. Se coloca qualquer palavra chave importante, os primeiros resultados são de instituições públicas (ministérios, universidades, etc.) ou semi públicas (associação de., fundação de …). Ultrapassar isso é difícil porque tem enlaçamentos muito fortes que o Google identifica como de extrema autoridade. Isso aconteceu-me em alguns dos meus projetos.

Em segundo lugar, em Portugal os moderadores de fóruns, páginas ou jornais são extremadamente cuidadosos com o potencial spam, ou simplesmente não permitem a interação com o público. Isso acontece-me quando tento colocar enlaçamentos em jornais, que é uma das melhores formas de colocar enlaçamentos.

Em terceiro lugar, normalmente as palavras chaves que se tentam posicionar flutuam imenso e isso possivelmente deve-se ao baixo tráfico que tem a rede em Portugal quando comparado com outros. Sites com mais de 50.000 visitas em Portugal existem muito poucos, e isso é o que considerado mínimo para por exemplo posicionar adequadamente um nicho considerado pequeno (micro-nicho). Isso acontece-me sempre.

Em último lugar, temos o problema da terminação “.pt”. Os domínios “pt” são considerados locais e com menos autoridade que os “com” “net” ou “info”. Não obstante, isso pode ser benéfico para nósse em primeiro lugar trabalharmos o SEO local, ou algo com uma marca muito definida (isto é, palavras-chave + long-tail ou palavras-chave + localização).

Apesar disso praticamente todos os meus projetos são “.pt” porque se introduzimos uma estratégia de marca (com long-tails poucas e próximas e com outras neutras) o resultado normalmente é bom.

 

Google Analytics é a ferramenta que utilizo para monitorizar os meus sites e lojas
Google Analytics é a ferramenta que utilizo para monitorizar os meus sites e lojas

 

CONCEITO DE MARCA EM SEO

A primeira vez que escutei o “conceito de marca” foi quando tive informação sobre isso porque apesar de algumas campanhas de SEO terem um site optimizador para SEO e enlaçamentos de grande autoridade não conseguiam posicionar corretamente. Por isso é que trabalho isso com especial afinco.

Normalmente não faço trabalho de SEO exceto para os meus próprios projetos, simplesmente porque não posso garantir pleno sucesso duma campanha. Faço SEO para projetos particulares, e normalmente trabalho o conceito de “marca”, e para isso utilizo ferramentas e metodologias do tipo “whitehat” e “blackhat”.

Os melhores profissionais do SEO trabalham assim e eu imito-os, e tento melhorar num campo onde o Google introduz mudanças todos os anos.

Scroll to Top