SECTOR SOCIAL

 

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Sou do sector social, mas possivelmente seja o Empreendedorismo Social a área mais difícil de trabalhar de todas. Desenvolvi mais de vinte anos da minha vida neste sector e conheço bem as suas dificuldades. Trabalhei no sector do voluntariado, das IPSS e sobretudo dos Serviços Sociais para a Terceira Idade. Se quer saber mais sobre a minha actividade nesta área pode ir Investigação e Desenvolvimento em Gerontologia ( IDEG )

Basicamente o Empreendedorismo Social implica que uma pessoa pegue em metodologias actuais de gestão, cientificas ou tecnológicas para lutar contra problemas de tipo social, nomeadamente a pobreza, a exclusão social, os problemas de saúde mental e outros.

Empreendedorismo Social

Depois de todos os anos de experiência neste sector, mudei a minha ideia de como fazer para fazer uma sociedade melhor. Actualmente o meu foco de atenção é fazer coisas para dar as pessoas “direito ao regisro da propiedade”.

Este é o elemento clave e o conceito que todos os profisisonais do sector social deveriam aplicar “registro da propriedade”. O mentor deste conceito é Hernando de Soto Polar.

Vejamos!. Se eu crio um posto de trabalho para uma pessoa com deficiência graças à utilização de metodologias de gestão e tecnológicas, o que estou a fazer é que acceda não só unicamente a um ordenado, estou abriendo a esta pessoa a uma serie de benefícios sociais como pode ser a inscrição à segurança social,  representação sindical, beneficios por parte da empresa, assim com acesso ao subsidio de desemprego.

Basicamente, os problemas sociais não são resultado da falta de educação, da exclusão social ou da pobreza. Os problemas socias estão sobretudo capacidade de conseguir dizer “isto é meu”, seja uma propriedade ou um direito social.

Scroll to Top